Turismo

Belas praias a poucos minutos do clima agradável das montanhas. Este é o Espírito Santo, onde se pode atender, em todas as estações, os mais variados gostos.

Região Norte

Conceição da Barra
Mineiros e paulistas invadem Conceição da Barra, quase na divisa com a Bahia, durante o verão. Além das praias, os visitantes curtem também os passeios de barco pelo rio Cricaré e suas comunidades ribeirinhas. A turma se diverte, ainda, com o Carnaval de rua, considerado o melhor do Espírito Santo; e as festas folclóricas locais, como o Baile de São Benedito, promovido pela comunidade negra da cidade há mais de 300 anos. As praias extensas e contornadas por restinga, porém, são os grandes atrativos para quem vem de tão longe. A turma do burburinho segue na direção das praias do Farol e da Barra, com quiosques e boas ondas para a prática do surf. Também procurada pelos surfistas é a praia de Guaxindiba, contornada por areias finas, fofas e amareladas.
http://www.conceicaodabarra.es.gov.br/
http://www.feriasbrasil.com.br/es/conceicaodabarra/

Itaúnas
Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo famosa pela paisagem (com duas de até 30 metros de altura) e por ser considerada a capital nacional do forró. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa.
http://www.mapadavilaitaunas.com.br/
http://www.itaunas.com.br/
http://www.itaunas.tur.br/
http://www.viajeparaitaunas.com.br/

Linhares
Está localizada no município de Linhares uma das maiores reservas naturais da mata atlântica, a reserva de Goitacazes, além da reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce, a Reserva de Sooretama. Devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 74 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão. As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente. Linhares é de fácil acesso, pela proximidade da Capital (Vitória), dotada de porto e aeroporto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linhares_%28Esp%C3%ADrito_Santo%29
http://www.alfredochaves.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Chaves_%28Esp%C3%ADrito_Santo%29

Friozinho, interior e montanhas

Domingos Martins
Fundada por europeus, Domingos Martins é uma das principais cidades da região serrana do Espírito Santo, envolta em um clima tranqüilo em meio à natureza. Mas, para quem deseja pratica esportes de aventura, o local é um prato cheio, principalmente na região do Parque Estadual da Pedra Azul.
http://www.feriasbrasil.com.br/es/domingosmartins/oqueverefazer.cfm
http://www.domingosmartins.tur.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Martins_%28Esp%C3%ADrito_Santo%29
http://www.domingosmartins.es.gov.br/?pg=pontos_tur%EDsticos
http://www.webventure.com.br/destinoaventura/destinos/index/exibe/destino/domingosmartins

Santa Maria de Jetibá
A cidade, conhecida por ser uma das mais pomeranas do Brasil, é local da conhecida Festa do Colono(Festa celebração pelo bom cultivo dos produtores de Hortifrutigranjeiros), Festa Pomerana (Festa da emancipação da cidade) e a mais atual a Fenaovo, onde os maiores produtores de ovos do Brasil expõem as novidades e pode-se comer tudo quanto é tipo de alimento a base de ovo.
Sendo um dos maiores produtores de ovo do país, Santa Maria de Jetibá tem uma grande produção orgânica de vários tipos de alimentos, mais especificamente de hortifrutigranjeiros.
A cidade conta com outros pontos turísticos como o Horto Florestal (Reserva de Preservação encontrado na comunidade de São Luis), Pomer Haus Hotel (Hotel com estilo das casas pomeranas),Pedra do Garrafão , Clube Cavalo Bahio, Casa da Secretaria de Turismo e também muito conhecida a Pousada Paraíso apenas 3km do centro da Cidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_de_Jetib%C3%A1
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=434526

Santa Teresa
Santa Teresa é uma cidade de belas paisagens, onde o contato com a natureza e o verde é a principal atração. Muitos turistas são atraídos ao local por essas características. O local atrai também pelas manifestações culturais dos primitivos colonizadores do lugar, os italianos, que procuram conservar suas tradições. Cada canto do município apresenta uma particularidade: orquídeas raras em suas florestas, cachoeiras diversas, culinária típica, vales tão extensos que se perdem no horizonte, reservas naturais, entre tantas outras que fazem o lugar tão especial. Os principais pontos turísticos são: Vale do Canaã, Reserva Biológica Augusto Ruschi, Igreja Matriz de Santa Teresa.
http://www.portal-st.com.br/
http://www.santateresa.es.gov.br/portal1/municipio/ponto_turistico.asp?iIdMun=100132064

Grande Vitória

Vitória
Vitória é uma cidade moderna onde a qualidade de vida ainda se encontra preservada. Fundada oficialmente em 8 de setembro de 1551, Vitória possui um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos do País.

Vitória é uma ilha que os antigos habitantes do lugar, os índios goitacazes, chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos. Hoje é carinhosamente chamada de Cidade Presépio do Brasil.

Quem escolhe a capital capixaba como destino certamente vai encontrar 500 anos de história através de seus casarios antigos, igrejas, parques e palácios além de belas praias e noites animadas.

A capital oferece ótimas opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mão do conforto, estilo e charme que você merece.

Entretanto seria injustiça deixar de mencionar a culinária capixaba com suas famosas e delicadas moquecas e as inúmeras atrações próximas, pois Vitória é o local de partida para belos lugares como a vizinha Vila Velha, ligada a Vitória pela Terceira Ponte, com seus diversos quilômetros de praias, que estão na rota para se chegar a Guarapari, e se você gosta da vida noturna aproveite os inúmeros bares e restaurantes e casas noturnas localizados no "Triangulo das Bermudas" (região da cidade próxima a Praia do Canto).

Vitória foi eleita pela ONU a quarta capital brasileira em qualidade de vida.
http://www.vitoria.com.br/
http://www.vitoria.es.gov.br/secretarias/turismo/turismo/roteiros_praias.asp

Vilha Velha
Vila Velha é o mais antigo município do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundada em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.

Para apreciar as belezas naturais do alto, siga para o Convento de Nossa Senhora da Penha, um dos mais antigos do país, erguido em 1558. A construção é um dos cartões-postais do Espírito Santo e fica no topo de um morro de 154 metros. Acrescente ao tour cultural uma visita ao Museu Ferroviário, que funciona na antiga estação de Pedro Nolasco, datada de 1927. Vila Velha é famosa também por abrigar a fábrica de chocolates Garoto. O espaço é aberto a visitas guiadas e oferece lojinha para a compra de guloseimas variadas. Próximo ao Convento há o Morro do Moreno, onde os jovéns praticam rápel e os adultos praticam uma leve trilha pelo morro que no alto deixa uma vista privilegiada.

As seis belas praias de Vila Velha atraem os moradores da vizinha Vitória, que chegam ao destino através das pontes que ligam as duas cidades. O agito - dia e noite - acontece na praia da Costa, emoldurada por calçadão, ciclovia, quiosques, bares, restaurantes e hotéis. Já Ponta da Fruta e a Barra do Jucu reúnem a turma do surf. Rústicas e tranqüilas, as praias oferecem clima de vila de pescadores, igrejinhas e lagoas para a prática de canoagem. Completam o cenário as praias da Baleia, com boas ondas; Itapoã, procurada para a prática de vôlei e futebol; e Itaparica, com águas transparentes, ondas fortes e movimento constante por conta dos quiosques.
http://www.feriasbrasil.com.br/es/vilavelhaes/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Velha

Serra
A Serra é um dos municípios do Espírito Santo que mais possui belezas culturais e naturais ainda inexploradas. São lagoas com potencial para pesca, camping e esportes aquáticos; belíssimas praias que atraem turistas de vários Estados do Brasil e estrangeiros como a praia Jacaraípe, conhecida como sede de campeonatos de surf, assim como pequenas vilas pesqueiras como Manguinhos, com suas águas calmas e uma bela paisagem à beira do mar. Já na localidade de Nova Almeida, balneário no litoral norte do município, encontra-se na antiga Igreja dos Reis Magos o primeiro quadro a óleo pintado no Brasil.

Fazendo parte ainda deste acervo natural, temos o "Morro Mestre Álvaro", com 833 metros de altitude, uma fauna e flora privilegiadas, piscinas naturais, com águas convidativas, e veios de águas que formam o complexo hídrico do município, encantando assim, os amantes da natureza.

O município foi palco de grandes acontecimentos históricos, como construções de Igrejas pelos jesuítas e a Insurreição do Queimado, na qual os negros sofreram miseravelmente em nome de uma doce liberdade. A Serra passou por várias etapas, de freguesia em 1724 à cidade em 1875.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_%28Esp%C3%ADrito_Santo%29
http://www.rotasdoes.com.br/serra.htm
http://www.serra.es.gov.br/portal_pms/site.do?evento=x

Guarapari
Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas, com virtudes alegadamente terapêuticas, apesar dos benefícios no tratamento de artrite ou reumatismo não terem comprovação científica. Com mais de 30 praias e boa rede hoteleira, chega a atrair 700 mil turistas no verão, sendo que em 1994 a cidade recebeu 1,5 milhões de turistas. Uma de suas prais mais famosas é a Praia do Morro, com quatro quilômetros de extensão. De um lado as ondas são fortes, do outro as águas são calmas. A areia é clara, fina e solta. A vida noturna é movimentada durante todo o verão. O turista encontra bares com música ao vivo, restaurantes e quiosques.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarapari
http://www.guaraparivirtual.com.br/

Região Sul

Alfredo Chaves
Alfredo Chaves fica localizado a 83km de Vitória, na região Sul do Espírito Santo. Famoso por suas riquesas naturais tais como a Cachoeira de Matilde, Estação Ferroviária de Matilde, e Rampa Natural de Vôo Livre onde acontecem alguns eventos nacionais e internacionais.
http://www.arlivre.tur.br/site/previsao_video.htm (câmera on-line)
http://www.alfredochaves.net/

Anchieta
O balneário tem uma completa infra-estrutura para turismo.O balneário é um convite as pessoas que querem desfrutar uma ótima opção de lazer, descanso e turismo. Anchieta tem uma ótima infra-estrutura para atender os visitantes, com uma completa rede de hotéis, restaurante e supermercados. Encanta com a simplicidade e o conforto para todos os gostos e idades. Os jovens se divertem ao som dos mais diversos ritmos, e podem provar dos mais deliciosos drinks e coquetéis de frutas, feitos na hora, nos bares e barraquinhas coloridas que funcionam até a madrugada.
http://www.rotasdoes.com.br/anchieta.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anchieta_%28Esp%C3%ADrito_Santo%29
http://www.macamp.com.br/_CidadesC/ES-anchieta_pt.htm

Cachoeiro de Itapemirim
Localizado a 129 quilômetros de Vitória fica Cachoeiro de Itapemirim, terra do cantor Roberto Carlos. Famoso por sua alta temperatura, Cachoeiro tem grandes atrativos turístico-geológicos como o Frade e a Freira (no limite do município), o Pico do Itabira e o Pico da Pedra da Penha que é considerado o ponto mais alto do município donde pode-se ver o Oceano Atlântico. No âmbito cultural, a Casa de Cultura Roberto Carlos, reconhecida como patrimônio histórico do município, atrai muitos turistas por ser o lugar onde nasceu e viveu por anos o cantor Roberto Carlos. A casa foi comprada pela prefeitura municipal e aberta a visitação no dia 13 de novembro de 2000, expondo fotos e demais curiosidades sobre o cantor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeiro_de_itapemirim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frade_e_a_Freira
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendafradefreira1.htm